Apresentação


Valor: GRATUITO

20 de Março

UNICESUMAR

Das 8h às 18h

8 horas


Ricardo Falcão

 

Ricardo Falcão é Gerente da RFALCÃO Consultoria e Planejamento LTDA. Consultor internacional com mais de 50 anos dedicados ao planejamento estratégico, gerenciamento, elaboração, avaliação de projetos, captação de recursos e financiamento na iniciativa privada, Organização das Nações Unidas – ONU, United States Agency for International Development – Governo Americano e em organizações da sociedade civil. 
 

Autor do Livro: Elaboração de Projetos e sua Captação de Recursos – Editora Nova.

Formado em economia, foi analista para agências financiadoras internacionais durante 11 anos, Professor de Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos do MBA em Gestão Cultural e em Gestão Social da Universidade Candido Mendes e do MBE da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Terceiro Setor.

1550688951 foto ricardo

Vivemos um momento complexo de demandas sociais cada vez mais agravadas e antagônicas. Nesse panorama, as políticas e os recursos públicos não são mais capazes de dar conta da situação.

As Organizações Sociais por serem mais ágeis, sensíveis e criativas, têm muito o que oferecer na busca de soluções. No entanto, suas ações têm sido aquém de seu potencial, principalmente devido a problemas estruturais e gerenciais na elaboração dos projetos que geram uma dificuldade para obter os fundos com os quais implementar e sustentar as propostas. Com isso, bons projetos sociais deixam de ser realizados, incorrendo em um ônus social direto e indireto crescentes. Ao mesmo tempo, todos os setores, governo, iniciativa privada e a sociedade civil organizada, estão cada vez mais empenhados em contribuir com a busca de alternativas. Como ter acesso a esses parceiros?

Um bom projeto social por si só não é suficiente para alavancar esses recursos. Expressões como gestão social, marketing social, relação custo/benefício, passaram a fazer parte do cotidiano. Quase todas as organizações possuem em seus quadros, profissionais altamente capacitados em suas atividades fim, mas poucos são especialistas em elaboração de projetos, negociação, gerenciamento, administração, marketing social, voluntariado e captação de recursos, entre outras atividades, cada vez mais necessárias.

É preciso entender como pensa o financiador e nada melhor do que alguém que foi durante 11 anos financiador em organismos internacionais.

É na busca do aprimoramento e da valorização dos profissionais e das equipes voltadas à realização de projetos que promovemos este aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal e institucional.

 


O Curso abordará os temas:

 

  • Quem são e como chegar aos agentes financeiros governamentais internacionais e aos agentes privados nacionais e internacionais: Relação de financiadores, Onde encontrá-los e Como avaliar seus interesses;
  • Projeto e a conquista de parceiros para a captação de recursos sob o ponto de vista da instituição e do financiador;
  • Apresentar, analisar e debater cada tópico necessário à elaboração de projeto;
  • Apresentar uma nova metodologia para facilitar a elaboração e o gerenciamento do projeto;
  • Indicadores de avaliação, acompanhamento e gerenciamento;
  • Fatores de risco e elaboração de cronograma;
  • Orçamento, fluxo de caixa e usos de fontes.

O evento acontecerá no auditório Dona Etelvina, no bloco 05 da UNICESUMAR.

07h30 - Credenciamento

08h00 - Apresentação

08h20 - Capacitação

10h15 - Coffee Break

12h00 - Almoço

13h30 - Credenciamento

14h00 - Capacitação

15h00 - Coffee Break

18h00 - Encerramento